Às vezes a criança espirra e não damos muita atenção, ou acreditamos que aquela coriza que parece não cessar é consequência de algum resfriado comum nessa idade. Mas você sabia que nem sempre estamos certos? A rinite alérgica, por exemplo, pode se manifestar já na infância e, se não tratada, pode atrapalhar bastante a qualidade de vida da criança. Por isso, entender os sinais da alergia na infância e relatar ao pediatra é fundamental para um tratamento bem sucedido1,2.
É importante saber que os sintomas característicos da rinite alérgica costumam ser mais claros depois que a criança já está com quatro ou cinco anos. Antes disso, os sinais são muitas vezes confundidos por resfriados comuns, infecções respiratórias, gripes, ou outras afecções provocadas por vírus2.
A rinite alérgica, porém, tem também um componente genético. Portanto, se o pai ou a mãe tem essa informação nos genes, a criança pode, sim, herdar essa característica desagradável. No entanto, é preciso tratar os sintomas para que a criança possa ter qualidade de vida. Sabe-se hoje, por exemplo, que crianças geneticamente predispostas e expostas muito cedo a ácaros têm mais chance de desenvolver rinite alérgica3.
Veja abaixo alguns sinais de alerta de que a criança pode ter rinite alérgica, e relate-os ao pediatra:
Espirros frequentes3,4
Um dos sinais da rinite alérgica é a presença de espirros ao ter contato com os possíveis alérgenos. O nariz reclama porque a substância alergênica, como ácaros, poeiras, pelos de animais, entre outros, irritam a mucosa, que responde com espirros em salva. Para aliviar o sintoma, o jeito é adotar medidas o alérgeno e, caso necessário, pode-se usar medicamentos antialérgicos, como Allegra para interromper o ciclo da alergia e aliviar os sintomas desagradáveis.
Coriza nasal5
A rinite alérgica também provoca coriza nasal, aquela "água" clara, fluida e abundante que escorre pelo nariz. Com isso, a criança pode ficar incomodada por ter o nariz escorrendo por muito tempo, interferindo na concentração na escola ou em outras atividades. Relate ao médico caso note que esse sintoma é frequente, pois ele pode indicar que a criança tem rinite alérgica.
Nariz entupido3,5
A obstrução nasal é um dos sintomas clássicos da rinite alérgica. Portanto, se a criança apresenta nariz entupido com frequência, é preciso desconfiar da doença. Esse sintoma atrapalha também a qualidade de vida na infância, já que obriga a respirar pela boca, provocando alguns transtornos.
Roncos1
Se a criança ronca, é preciso ficar alerta para identificar a razão. A maior causa de roncos na infância é justamente a rinite alérgica, já que o ronco acontece porque a criança está com congestão nasal causada pela alergia, e não consegue respirar pelo nariz.
Coceira nos olhos3
Outro sintoma comum na rinite alérgica é a coceira nos olhos. Prestar atenção se a criança apresenta esse comportamento com frequência pode ser uma pista para identificar se ela sofre com rinite alérgica.
Piora dos sintomas no inverno6,7
O frio é capaz de piorar a rinite alérgica. As duas razões mais importantes são o ar frio, que “irrita” o nariz e provoca congestão nasal, e os ácaros, já que no inverno tendemos a permanecer mais em ambientes fechados, em maior contato com eles. Portanto, nem sempre culpe uma virose comum pelos sintomas do seu filho, pois pode ser, sim, rinite alérgica.
Reação à poeira doméstica7,8
A poeira é uma das vilãs quando se trata de rinite alérgica. O que acontece é que naquela minúscula partícula existem muitos potenciais alergênicos, inclusive ácaros e seus dejetos, consideradas gatilhos da rinite alérgica. Se a criança apresenta os sintomas clássicos de alergia respiratória quando tem contato com poeira, é sinal de que ela pode ter alergia.
Sintomas aumentam ao contato com animais3
Os animais domésticos podem desencadear sintomas na criança que tem rinite alérgica. Isso pode acontecer tanto pelo animal estar presente no ambiente como pela exposição indireta, como as partículas alergênicas que podem voar e atingir quem tem alergia. A criança que apresenta coriza, obstrução nasal, coceira nos olhos ou espirros depois de ter contato com um pet ou frequentar um ambiente em que o animal esteve ali precisa ser avaliada por um médico, pois pode ser rinite alérgica.
A boa notícia é que existem evidências que mostram que se a criança for exposta a animais domésticos ainda em uma fase precoce da vida, pode acontecer um efeito protetor.
Referências:
1. Sociedade Brasileira de Pediatria. Cuidados com a Saúde - Rinite alérgica. Disponível em: https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/noticias/nid/rinite-alergica/. Acesso em 02 de junho de 2020.
2. Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia. Rinite alérgica pode começar na infância. Disponível em: http://asbai.org.br/secao.asp/?s=120&id=1258. Acesso em 02 de junho de 2020.
3. Órgão Oficial da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. IV Consenso Brasileiro sobre Rinites. Brazilian Journal of Otorhinolaryngology. Disponível em: https://www.aborlccf.org.br/imageBank/consenso-Rinite-4-01-11-2017.pdf. Acesso em 02 de junho de 2020.
4. Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia. A doença do século XXI. Alergia - Perguntas e Respostas. Regional do Rio de Janeiro. Disonível em: http://www.asbai.org.br/imagebank/ALERGIA-PERGUNTAS-E-RESPOSTAS.pdf. Acesso em 02 de junho de 2020.
5. Conselho Federal de Farmácia. Guia de prática clínica: sinais e sintomas respiratórios: espirro e congestão nasal. Brasília: Conselho Federal de Farmácia, 2016. 168 p. : il. (Guias de prática clínica para farmacêuticos, 1). Disponível em: http://www.cff.org.br/userfiles/file/Profar_vol1_FINAL_TELA.pdf. Acesso em 02 de junho de 2020.
6. Cruz AA, Togias A. Upper airways reactions to cold air. Current allergy and asthma reports. 2008, Apr;8(2):111-7. doi: 10.1007/s11882-008-0020-z.
7. Fassio, F., Guagnini, F. House dust mite-related respiratory allergies and probiotics: a narrative review. Clinical and Molecular Allergy. 16: 15. Jun-19. doi: 10.1186/s12948-018-0092-9Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6006752/.
8. National Health Services (NHS). Causes - Allergic rhinitis. Disponível em: https://www.nhs.uk/conditions/allergic-rhinitis/causes/.Acesso em 02 de junho de 2020.
ALLEGRA® (cloridrato de fexofenadina). Indicações: é um anti-histamínico destinado ao tratamento das manifestações alérgicas, tais como sintomas de rinite alérgica (incluindo espirros, obstrução nasal, prurido, coriza, conjuntivite alérgica) e urticária (erupção avermelhada e pruriginosa na pele). MS 1.8326.0359. O USO DO MEDICAMENTO PODE TRAZER ALGUNS RISCOS. Leia atentamente a bula. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Data de Revisão: 01/10/19.